Aprovada a CPI que vai investigar universidades

A Assembléia Legislativa aprovou ontem a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em outras universidades estaduais. O requerimento foi protocolado pelo deputado Mário Sérgio Bradock (PMDB). A CPI deve ser instalada no próximo dia 10 pelo presidente da casa, deputado Hermas Brandão.

De acordo com Bradock, o requerimento foi aprovado com 32 votos para a instalação da CPI na UEPG e 22 para estender a investigação às demais universidades estaduais. “Os trabalhos começam imediatamente, e devem ser concluídos num prazo de 120 dias”, anunciou o deputado. Segundo ele, as denúncias de irregularidades são vastas, incluindo desvio de verba pública, má gestão de recursos, casos de professores que recebem por período integral e não desenvolvem pesquisas.

Servidores do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior de Ponta Grossa (Sintespo) estiveram ontem na Assembléia Legislativa para manifestar apoio à instalação da CPI. A CPI das universidades vai acontecer paralelamente ao trabalho da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que anunciou no mês passado uma avaliação rigorosa nas seis universidades estaduais.

UEPG

O vice-reitor da UEPG, Italo Sérgio Grande, afirmou ontem que a reitoria está aberta ao trabalho de investigação. “Estamos absolutamente à disposição da Assembléia Legislativa. Trata-se de uma universidade pública que deve ser investigada para que todas as coisas fiquem claras”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo