Barbárie

Apreendido caminhão que carregava trabalhadores

Uma caminhão surpreendeu agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta sexta-feira (23). Dentro do campartimento de carga do veículo, estilo baú, 34 trabalhadores estavam sendo transportados de maneira totalmente irregular e desumana.

O flagrante foi feito no quilômetro 35 da BR-376, no Contorno Leste e chamou atenção pelas condições precárias nas quais os homens era levados, trancafiados, todos amontoados e sem ventilação alguma.

O caminhão, um Mercedez Benz 710, placa  JJB-7238, era da cidade de Patos, na Paraíba. Segundo informações da PRF, o veículo saiu da cidade na segunda-feira e já tinha rodado cerca três mil quilômetros até ser parado. O caminhão seguia até Chapecó, em Santa Catarina, onde os trabalhadores seriam empregados na venda de artigos de couro.

O Chefe de Operações da 1.ª Delegacia da PRF, Marcelo Cidade, afirmou que os agenciadores usaram a estratégia de desviar dos postos de fiscalização da polícia.

O motorista do caminhão Silvan Florentino Coutinho, de 23 anos, e o agenciador Denys Lucena de Araújo, de 24 anos, podem ser indiciados por maus-tratos e trabalho escravo, além das implicações devido ao desrespeito às leis de trânsito. O veículo foi apreendido e está no pátio da PRF.