A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciou uma ?caça aos pombos?. Ontem foi publicado em edital o processo de licitação para a contratação de uma empresa que vai abater estas aves da zona portuária. Em 30 dias, o nome da empresa vencedora deve ser anunciado.
Segundo informações do Grupo Setorial de Gestão Ambiental Mar e Terra, da Appa, há algum tempo os pombos estão incomodando, causando sujeira e expondo as pessoas a doenças. São cerca de 38 enfermidades associadas a estas aves, que atacam principalmente os sistemas respiratório e digestivo. Além disso, os pombos podem causar outros problemas. Suas fezes são ácidas e corroem metais, descolorem pedras, apodrecem madeira e danificam superfícies pintadas e suas penas entopem calhas e ralos.
Estima-se que 40 mil pombos vivam hoje no porto e em seus arredores, atraídos em função da abundância de alimentos disponíveis, especialmente grãos, disponíveis na região ou que caem com a falta de cuidado de alguns caminhoneiros no transporte das cargas.
Apesar das características do porto continuarem as mesmas após a retirada dos pombos eles não tendem a retornar, pois o pombo não é uma ave migratória.
A empresa contratada por meio de licitação será responsável por todo o processo de manejo da praga, conforme a legislação vigente, sem provocar riscos ao meio ambiente. A destinação das aves também é de responsabilidade da empresa, que deverá buscar caminhos legais para esta destinação final.
