A APP – Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) anuncia que, no próximo dia 26, vai reduzir o tempo das aulas nas escolas da rede pública para 30 minutos, a fim de chamar a atenção do governo para as reivindicações da categoria. O restante do tempo será usado para debater nas escolas os investimentos do governo em educação, e a necessidade do plano de carreira para funcionários de escolas públicas no Paraná e equiparação salarial entre professores em início de carreira e o restante do funcionalismo do Estado.
O protesto faz parte de um movimento que acontece em todo o território nacional, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Trata-se da 7.ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, marcada para os dias 24 a 28 deste mês. O evento serve para colocar na pauta de debates de funcionários da educação e professores de todo o País as reivindicações de injeção de recursos no setor.
No dia 26, auge da manifestação, os professores do Paraná decidiram, em vez de paralisar as atividades, como acontecerá em outros estados, reduzir o tempo de aula para levar a pais e alunos suas exigências junto ao governo do Estado. "Elegemos este dia principalmente por não termos tido nenhuma resposta por parte do governo em relação à mobilização do dia 28", afirma o secretário de imprensa do sindicato, professor Luiz Paixão, se referindo à paralisação total da categoria promovida em março em prol dos mesmos objetivos. De acordo com o sindicalista, os salários de professores da educação pública em início de carreira deveria ser reajustado em 56,3% para se equiparar aos de outros quadros do Estado. As reivindicações em âmbito nacional para investimentos em educação também serão pontuadas aos paranaenses. Luiz Paixão adianta que, depois dessa manifestação, a APP deve decidir em assembléia, no dia 13 de maio, os próximos passos da mobilização. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) ainda não lançou posicionamento oficial sobre o anúncio de mais este ato de protesto por parte da APP.