O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) realizou ontem um seminário para discutir o recém-implantado ensino fundamental de nove anos no País, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos. Segundo a organizadora do evento, Marlei Fernandes de Carvalho, que também é secretária de organização da
APP-Sindicato, e membro da direção executiva Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a discussão é importante, pois até agora os diálogos sobre o assunto se concentraram no corte etário.
?É preciso entender que a adoção da mudança exige uma reestruturação?, diz Marlei.
De acordo com a secretária Educacional da APP-Sindicato, Janeslei Aparecida Albuquerque, a reelaboração, reflexão e atitude curricular não devem se limitar aos anos iniciais, mas estender-se aos anos finais dessa etapa de ensino.
A APP irá criar um caderno temático com as conclusões do seminário que irá distribuir nas instituições de ensino para que o debate chegar a todas as escolas do Estado. No último dia 15, o Conselho de Educação do Paraná aprovou uma deliberação que estabelece normas complementares para a implementação do ensino de nove anos. Segundo a nova deliberação, a implementação do ensino de nove anos poderá ser feita de forma progressiva até 2010.