Depois de quatro dias, em dois hospitais, Estfani Júlia de Souza, 3 anos, finalmente voltará para casa, em Ponta Grossa. Na segunda-feira, ela engoliu uma moeda de cinco centavos, que ficou presa no esôfago. Quarta-feira, internada em Curitiba, ela fez um rápido procedimento médico, para a retirada da moeda. Recebeu alta na tarde de ontem.
Joelma Aparecida da Silva, mãe de Estfani, contou que a menina subiu numa cadeira e pegou a moeda de cinco centavos em cima da geladeira. Em seguida, a menina disse: “Mãe, engoli seu dinheiro”. Desesperados, Joelma e o marido levaram a menina ao Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira, em Ponta Grossa.
Simples
A moeda poderia ser retirada com um aparelho de endoscopia. No entanto, o único existente na cidade é para adultos. O hospital deixou a menina internada em observação e “esqueceu” do caso. Somente na quarta-feira, quando o caso foi divulgado, o hospital transferiu Estfani para o Hospital Evangélico, em Curitiba. Em menos de cinco minutos, a moeda foi retirada.
Até então, Estfani não estava se alimentando, nem tomando líquidos. Ficou os quatro dias somente com soro. Ontem é que começou a ingerir comidas pastosas, até o total restabelecimento do esôfago. “Foram os cinco centavos mais caros da minha vida”, disse Joelma, na casa de um tio, em Curitiba.