O retorno

Após negociação, educadores infantis decidem voltar ao trabalho

Uma reunião na parte da tarde entre representantes da prefeitura e o sindicato que representa os educadores infantis determinou a suspensão da greve da categoria, iniciada anteontem. Satisfeitos com as propostas apresentadas, os funcionários voltam ao trabalho hoje, mas não descartam nova paralisação a partir do início do ano letivo de 2014. Uma nova assembleia dos educadores ficou marcada para 13 de dezembro, último dia do ano letivo.

A prefeitura informou que, no segundo dia de paralisação, 35,3% dos 5 mil funcionários interromperam as atividades. Na parte da manhã, uma caminhada de trabalhadores foi realizada da Praça Santos Andrade até a sede da prefeitura. De tarde, na reunião entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e a vice-prefeita Mirian Gonçalves, foram negociadas reivindicações da categoria. A administração propôs antecipar para 19 de dezembro a apresentação do plano de carreira e a aposentadoria especial de 25 anos, que será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para análise.

Conquistas

A única reivindicação que ficou em aberto foi a redução da jornada de trabalho. “Pela primeira vez a prefeitura apresentou dados sobre a redução. Esses dados foram contestados e serão discutidos em nova reunião marcada para 19 de dezembro”, explicou Ana Paula Cozzolino, coordenadora geral do Sismuc.

Ela se mostrou satisfeita com os resultados obtidos, o que chamou de “conquistas históricas”, mas alertou que se a questão em aberto não for resolvida, há possibilidade de nova greve para o início do próximo ano. “Os trabalhadores vão permanecer mobilizados”, salienta. Ainda de acordo com o Sismuc, ficou acertado que não haverá desconto dos dias parados e os trabalhos serão retomados normalmente hoje. A paralisação, que durou dois dias, afetou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de todas as regionais da cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo