Depois de ser investigado pelo Ministério Público do Trabalho sob suspeita de promover trabalho infantil, o coral de Natal do HSBC, um dos eventos mais tradicionais do Natal de Curitiba, reduziu o número de apresentações deste ano.

continua após a publicidade

Em vez de 12 apresentações, serão nove, que também serão mais curtas – com 50 minutos de duração. No passado, as crianças chegavam a apresentar 18 músicas, em shows de até 1h30.

Por causa da carga de apresentações e ensaios, a Procuradoria do Trabalho considerou que as crianças participantes do coral – que moram em abrigos e foram afastadas do convívio familiar pela Justiça – eram submetidas a horas exaustivas de trabalho e má alimentação.

Nesta semana, após meses de investigações e negociações, o banco e os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho assinaram acordo para regularizar o evento.

continua após a publicidade

O HSBC terá de apresentar o plano de ensaios e apresentações para aprovação prévia do Ministério Público. Uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e engenheiros de segurança vai analisar o calendário e verificar se os direitos das crianças estão sendo cumpridos.