A partir desta semana, os mais de 35 mil docentes que aguardavam o diploma do curso de capacitação realizado em 2002 na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) terão a oportunidade de regularizar a situação. É que o governo do Estado decidiu ofertar um curso de Licenciatura em Pedagogia para os egressos daquela instituição. As aulas terão neste sábado sábado (24).

continua após a publicidade

“Enfim foi resolvido um impasse que se arrastava há tanto tempo e estava prejudicando a vida profissional de milhares de professores. Agora eles terão o curso reconhecido e poderão progredir na carreira”, disse o deputado Valdir Rossoni (PSDB), que há muito tempo vem discutindo a questão na Assembleia, na tentativa de resolver a situação dos professores.

No ano de 2002 o governo estadual ofereceu aos profissionais da educação um curso de capacitação para os docentes, que foi ministrado pela Vizivali. No entanto, a instituição não tinha o aval do Ministério da Educação para emitir o certificado.

Rossoni criticou a falta de empenho do então governador Roberto Requião para resolver um problema criado pela própria administração da época. “Chegamos a aprovar uma lei na Assembleia, mas o Requião vetou”, lembrou o deputado, se referindo a um projeto de lei que autorizava a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade de Ponta Grossa (UEPG) a homologarem os registros dos diplomas. Em maio de 2008 os deputados estaduais derrubaram o veto e a lei foi promulgada, mas Requião entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e o problema voltou à estaca zero.

continua após a publicidade

Em apenas cinco meses de gestão, o governador Beto Richa, juntamente com o vice-governador e secretário da Educação, Flavio Arns, decidiram criar o curso que vai resolver o impasse. 

Ministrado à distância, o curso terá duração de um ano e será coordenado pelas universidades estaduais do Paraná e pelo programa Universidade Aberta do Brasil, do governo federal. A expectativa da Secretaria de Educação é que 13 mil professores, que ainda não complementaram os estudos, terão a oportunidade de realizar a formação necessária para a obtenção do diploma de nível superior.

continua após a publicidade

A cerimônia da aula inaugural acontecerá às 14 horas, no Canal da Música, em Curitiba.