Apaes comemoram Semana do Excepcional

Termina hoje a Semana Nacional do Excepcional. Desde a última quinta-feira, entidades de todo o Brasil realizam eventos para promover a inclusão das pessoas com deficiência em todas as políticas sociais. O evento foi instituído por decreto do presidente Castelo Branco, em 1964.

A Federação das Apaes do Estado do Paraná, que reúne trezentas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), promoveu atividades culturais como visitas, festas, apresentações, cursos, entrevistas, caminhadas, debate, e recreação. É um esforço coordenado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos para a concretização dos direitos fundamentais do cidadão portador de deficiência.

Segundo o presidente da Federação Paranaense das Apaes, Emílio Murdrey, o preconceito diminuiu muito, “mas a inclusão no mercado de trabalho não está fácil nem para as pessoas comuns, imagine para pessoas especiais”.

A coordenadora da federação, Marli Rosa Müeller, disse que é preciso chamar a atenção dos empresários para o fato que o deficiente se adapta muito bem ao trabalho manual.

No Paraná, são cerca de 25 mil alunos atendidos pelas Apaes. A primeira Apae foi criada no Rio, em 1954, por uma integrante do corpo diplomático dos EUA.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo