A Prefeitura de Curitiba vai contratar, ainda neste mês, 367 novos profissionais da Educação. São 119 educadores para as creches municipais e 248 professores de ensino fundamental e pré-escolar que começam a atuar em fevereiro.
A integração imediata desses profissionais dá início, na prática, à reorganização do sistema de ensino de Curitiba. Até o final desse semestre, a Prefeitura fará novo concurso para a contratação de professores para o pré-escolar e ensino fundamental. Os profissionais que estão sendo contratados agora foram aprovados em concurso realizado no ano passado.
A medida atende determinação do prefeito Beto Richa e está prevista no plano de governo para os primeiros 180 dias de gestão. "Estamos nos preparando para colocar em prática a proposta do prefeito de ampliar a oferta nas creches e no pré-escolar", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet.
Curitiba atende 36 mil crianças na Educação Infantil e cerca de 13 mil ainda aguardam vaga. A rede oficial tem 146 creches que atendem 18,4 mil crianças. Outras 17,5 mil são atendidas na etapa inicial ofertada nas escolas do município. O objetivo é ampliar o número de vagas para atender a uma demanda crescente há vários anos.
A solução para a demanda, segundo a secretária municipal da Educação, não passa apenas pela construção de novos CMEIs. "Depende também da ampliação e readequação de algumas unidades, de projetos pedagógicos e da contratação de novos profissionais", explica.
A incorporação dos 367 novos servidores, segundo o secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone, não será ainda suficiente para atender a demanda prevista para os próximos quatro anos. "Já estamos trabalhando com agilidade e muita transparência na elaboração de um novo concurso público para profissionais da Educação", afirmou Bertone.