Os contatos para realização de auditoria independente na Urbs, no Fundo de Urbanização de Curitiba – que concentra os recursos do transporte coletivo – e nos contratos com os consórcios operadores em 2010 já estão bem adiantados. A informação é do presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. Em audiência pública na Câmara de Curitiba, Gregório disse que o processo terá a participação das universidades Federal do Paraná e Católica e buscará ainda apoio de especialistas da Universidade Positivo.
A auditoria, segundo o presidente da Urbs, é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet e faz parte de rol de medidas que garantam a transparência, a participação da comunidade e mecanismos de controle social nas ações e procedimentos da empresa. Ele lembrou outras medidas já adotadas na atual gestão, entre elas, a audiência pública sobre a tarifa, a comissão de análise da tarifa para a elaboração de nova modelagem tarifária e a reativação, já a caminho, do Conselho Municipal do Transporte.
Gregório abriu a sessão destacando que Gustavo Fruet está empenhado em garantir a manutenção e ampliação da integração do transporte metropolitano, atendido pela Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT).