Foto: Arquivo/O Estado

 Construção no centro da cidade será revitalizada.

continua após a publicidade

Os cerca de quatro mil metros quadrados do prédio que abrigou a antiga Capela do Colégio Santa Maria, no centro de Curitiba, estão sendo totalmente adaptados e restaurados. O imóvel, construído em 1939, será transformado em um novo espaço cultural. O local também será sede definitiva da Camerata Antiqua de Curitiba, que ocupará as dependência do prédio para ensaios e apresentações de música erudita. A previsão é que a obra seja inaugurada no final de 2006.

O imóvel, que fica no cruzamento das ruas Conselheiro Laurindo com a Marechal Deodoro, é composto por um prédio principal, anexo com três pavimentos, seis salas e um pátio central.

O cronograma de trabalho, afirma o diretor do Departamento de Obras Públicas e Edificações da Prefeitura, Victor Volpi Júnior, está dentro do previsto, sendo que até agora 40% do projeto já foi executado. Entre as obras, estão a restauração da pintura de paredes e teto, onde está se buscando o original da época. As paredes, de cerca de oito metros de altura, estão ganhando um reforço estrutural para garantir sua estabilidade, sem porém, interferir na obra principal. Nessa primeira etapa estão sendo empregados recursos na ordem de R$ 2,5 milhões.

A restauração e adaptação da antiga capela faz parte do Projeto Marco Zero, da Prefeitura de Curitiba, que prevê a revitalização do centro da cidade. Ela é uma Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), e está sendo recuperada através de empreendedores que adquiriram cotas da transferência de potencial construtivo, que é usado na recuperação de prédios de importância histórica para a cidade. 

continua após a publicidade