A Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Passaúna, em Curitiba, será recuperada no trecho onde 349 famílias moravam irregularmente. Com a transferência completa das famílias, em 2009, para moradias regularizadas fora dos limites da APA, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente implantará a praça Bela Vista do Passaúna, no bairro São Miguel.
A nova praça terá 37 mil metros quadrados, com equipamentos de uso público, recomposição vegetal e outros benefícios, evitando novas invasões. “Ao mesmo tempo em que recupera um importante trecho da APA, a praça com seus equipamentos públicos é uma forma de prevenção a novas invasões”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
Na obra, que está em licitação, serão investidos cerca de R$ 500 mil. A praça terá um campo de futebol de grama com dimensões oficial, onde será possível treinar jogadas de área como escanteio, pênaltis e cruzamentos.
Além do futebol, a praça terá ainda duas quadras de vôlei de areia e duas de futebol de areia, equipamentos de ginástica, academia ao ar livre, três espaços para descanso com bancos, dois playgrounds, pista de skate e 1.400 metros de calçadas com pista de caminhada de 1.5 metros de largura, além de iluminação.
Espécies vegetais nativas da região serão plantadas compondo o paisagismo da praça. “O mesmo trabalho será feito em todas as áreas de relocação de famílias que estiverem em área de fragilidade ambiental”, explica Andreguetto.