A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou ontem o cancelamento do registro provisório de 23 operadoras de planos de saúde, que se encontram submetidas a regime especial de direção fiscal. As empresas estão localizadas em nove diferentes estados. Uma delas é do Paraná.

A operadora paranaense é a São Thiago Assistência Médico-Hospitalar S/C Ltda., com sede em Foz do Iguaçu. Segundo Walter Traneiro, da assessoria de imprensa da ANS, a operadora de Foz não operou nem tomou as medidas necessárias exigidas pela Agência Nacional de Saúde. Essas operadoras, porém, já não estavam funcionando. Submetidas ao regime especial de direção fiscal, tinham um diretor nomeado pela ANS, que informava em relatório se a situação estava ou não regularizada.

Segundo Traneiro, as operadoras, mesmo operando com registro provisório, têm várias obrigações, como capital mínimo, planos de compensação, auditores independentes, entre outros. Como não cumpriram as normas, as operadoras tiveram seus registros cancelado informou Walter Traneiro. “A ANS não pediu liquidação extrajudicial das operadoras, pois, como elas não possuíam clientes, não houve prejuízo com o cancelamento simplesmente”, disse Traneiro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade