Chuniti Kawamura / O Estado do Paraná |
Moradores voltaram a protestar por melhorias no bairro. |
Um grupo de moradores do bairro Barreirinha, em Curitiba, fez ontem pela manhã um manifestação para reivindicar uma série de melhorias para a região. O bairro concentra cerca de 10 mil moradores, que reclamam da falta de segurança na Avenida Anita Garibaldi – principal via de acesso ao bairro. Os moradores também pedem mais médicos para o posto de saúde e a construção de uma creche, pois 180 crianças estariam na fila de espera por atendimento.
Durante a manifestação, os moradores e alunos de escolas do bairro fecharam por cerca de meia hora um trecho da avenida. Levando faixas e cartazes, os manifestantes exigiram maior atenção por parte do município. “Essa é a terceira manifestação só neste ano, e até agora nada foi feito pelo bairro”, afirmou o padre Leocádio Zytrowski. Segundo ele, em abril deste ano, a Prefeitura havia se comprometido em instalar semáforos ao longo da avenida, mas isso não aconteceu.
O presidente da Associação de Moradores da Barreirinha, Olivério Ribeiro, diz que são necessários dois equipamentos nas esquinas das ruas Carmelina Cavassin e Edgar Távora. “Nesses pontos sempre acontecem acidentes devido ao grande fluxo de veículos”, garantiu. Ribeiro disse também que o bairro precisa de calçadas e da substituição do antipó, que foi colocado há mais de 20 anos.
Revitalização
A Prefeitura informou, através de sua assessoria de imprensa, que os moradores da Barreirinha já foram atendidos pela administração municipal e tiveram suas reivindicações incluídas no cronograma de obras. Entre elas está a revitalização de seis quilômetros da Avenida Anita Garibaldi, que foi incluída em um projeto de melhorias viárias e de transporte coletivo de Curitiba, orçado em US$ 133 milhões. Ainda segundo a Prefeitura, a avenida integrará também o Linhão do Turismo, projeto que consolida um eixo ambiental e turístico já existente entre as regiões norte e oeste da cidade, em uma extensão de quase 51 quilômetros. O trecho da avenida entre as ruas Nilo Brandão (no limite entre os bairros São Lourenço e Boa Vista) e Francisca M. Pereira (bairro Cachoeira) sofrerá alteração com o alargamento das calçadas, troca do asfalto e nova sinalização de trânsito, que promete eliminar os congestionamentos. Com isso, a Prefeitura espera melhorar a circulação das 19 linhas de ônibus que passam pela região.