A Prefeitura de Curitiba começou o trabalho de melhoria da iluminação pública na região central. Durante quatro meses, serão substituídas mil luminárias por equipamentos de alto rendimento, considerados os mais modernos do país. Serão beneficiados 11 praças e jardinetes e 42 ruas.

continua após a publicidade

"Determinei atenção especial para a iluminação pública, como forma de proporcionar mais segurança e melhorar a qualidade de vida dos curitibanos", diz o prefeito Beto Richa. "80% destes serviços são feitos em bairros e 20% na região central", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluíram o serviço na rua Riachuelo. Os trabalhos de reforço na iluminação seguem pelas ruas Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, Augusto Stelfeld, Visconde de Nácar, André de Barros, Nilo Cairo, Mariano Torres, Luiz Leão, João Gualberto e Inácio Lustosa.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Martins, explica que as novas luminárias evitam a dispersão e o ofuscamento. São equipamentos revestidos de alumínio escovado, que refletem para baixo a luz. "As pessoas perceberão a diferença quando olharem para cima. Nas ruas com as antigas luminárias, o céu fica menos definido. Com o equipamento moderno, o céu parecerá mais escuro e definido", afirma.

Após retirar as antigas luminárias, as equipes da Prefeitura vão revisar estes equipamentos para reaproveitá-los em outras localidades. "As luminárias serão usadas em ruas de menor tráfego na cidade", afirma o diretor Ivan Martins.

Desde o início da gestão, a Prefeitura melhorou e implantou redes de iluminação em 230 ruas, que totalizaram 23 quilômetros. Até o fim do ano, estão previstos mais 18 quilômetros de rede. Por dia o Departamento de Iluminação Pública faz 117 atendimentos, como troca de lâmpadas ou revisão de equipamentos.

continua após a publicidade