A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está implantando o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária no Vale do Rio Ribeira que abrange seis municípios do Paraná. O programa é promovido pela Coordenadoria de Gestão Territorial (CGET) para identificar áreas de posse ocupadas e fazer o levantamento e cadastro das famílias que vivem atualmente nos municípios de Cerro Azul, Tunas do Paraná, Adrianópolis, Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
O secretário Luiz Eduardo Cheida disse que a prioridade é documentar propriedades de pequeno porte que possam ser beneficiadas, após emissão do título da terra, com acesso a linhas de crédito enfocadas na agricultura familiar.
Segundo ele, a meta da Secretaria é regularizar apenas este ano cerca de 1,4 mil posses de terra. "É um dos trabalhos mais importantes para assegurar a garantia da cidadania e promoção da justiça social do campo", ressalta Cheida.
O trabalho de campo teve início em março deste ano, com o levantamento cadastral das famílias rurais e implantação dos marcos que são pontos de reconhecimento de divisas entre as áreas.
