As crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe receberam ontem uma visita muito especial. O grupo Amigos do Riso passou a tarde animando os pequenos com brincadeiras e palhaçadas.
A atividade faz parte de um conjunto de ações que o hospital vem desenvolvendo para humanizar o atendimento. Com as iniciativas, o Pequeno Príncipe vem conseguindo bons resultados. Levantamento recente, por exemplo, mostra que tem havido uma grande redução no tempo de internamento das crianças. Do tempo médio anterior de 12 dias baixou-se para uma média de cinco dias.
Desde que o grupo entrou na enfermaria a pequena Adriele Cristina Almeida Marim, 7 anos, não tirava os olhos do palhaço. Segredou para a voluntária que a acompanhava que queria ganhar um cachorinho feito com bexiga. Deu para ele o mesmo nome que têm a sua cachorinha: Lilica. Lilian Kelli Ribeiro Cardoso, 17 anos, também gostou da visita. “Ajuda o tempo passar”, diz.
O Serviço Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe é responsável pelas atividades de recreação e culturais. No ano passado foram realizados 92 espetáculos de música, teatro e circo. O grupo Amigos do Riso, que nasceu em Santa Catarina, visita o hospital pela segunda vez. Ele percorre o País levando alegria a hospitais, creches e orfanatos. Para manter o grupo e comprar as bexigas, maquiagem e outros materiais, eles vendem lembrancinhas nas ruas e terminais de ônibus. “Temos o prazer de ajudar na recuperação destas crianças”, diz um dos integrantes, Bruno Nogueira, 23 anos.