H1N1

Amanhã tem mobilização contra a Gripe A

Amanhã será realizada uma grande campanha com o objetivo de intensificar a vacinação contra a gripe A (H1N1) em todo o País: o Dia Nacional da Vacinação Contra a Gripe H1N1, ou “Dia D”.

A ideia do Ministério da Saúde é que os municípios disponibilizem todas as unidades de saúde (básicas ou não) para a campanha, e também outros postos da imunização espalhados pelas cidades, como supermercados, shoppings, ruas mais movimentadas, terminais de ônibus, escolas e até lojas e restaurantes. Em Curitiba, a prefeitura vai disponibilizar 35 pontos estratégicos, fora as unidades de saúde.

Poderão tomar a vacina os grupos que estão inseridos nas datas determinadas pelo Ministério, que são os doentes crônicos com menos de 60 anos, as grávidas, as crianças de seis meses a dois anos de idade, e os jovens na faixa dos 20 aos 29 anos.

Em dias normais de vacinação, a dose só está disponível nas unidades básicas de saúde, mas amanhã, os Centros Municipais de Urgências Médicas (Cemus) de Curitiba também vão oferecer a vacina.

De acordo com a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Karin Luhm, a intensificação não se dá pelo fato de alguns municípios não terem atingido a meta na vacinação de crianças e doentes crônicos.

“Essa ação de amanhã, de fornecer a vacina em um dia alternativo para facilitar o acesso, já estava planejada. O Ministério da Saúde pretende alcançar o maior número de pessoas, é uma estratégia nacional”, informou.

Em todo o País, a vacinação para crianças (de seis meses a dois anos) e doentes crônicos foi estendida, pois terminaria no dia 2 de abril. No Paraná, apenas 38% dos doentes crônicos tinham sido vacinados até essa data. Em relação às crianças, o índice foi de 64,85%.

As grávidas continuam sendo imunizadas até 21 de maio (até o dia 5 de abril, 43,28% das gestantes do Paraná já tinham tomado a vacina). Para tomar a vacina, basta levar um documento de identificação e a carteirinha de vacinação (se tiver).

Locais

Em Curitiba, alguns dos locais que vão disponibilizar a vacina amanhã, além dos postos de saúde, são: Boca Maldita; Muffato (Marechal Floriano e Portão); terminais de ônibus do Hauer, Boqueirão, Santa Cândida, CIC e Caiuá; Big Boa Vista, avenidas Toaldo Túlio e Arthur Bernardes; shoppings Jardim das Américas, Popular, Palladium e Total; Supermercado Agrimar (Pinheirinho); Condor (Winston Churchill); Angeloni (República Argentina). A lista com todos os locais pode ser conferida no site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna