Na próxima sexta-feira será o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças. A data foi criada há três anos pela ONG Criança Segura para mobilizar órgãos de proteção às crianças de todo o País.
A intenção é orientar pais e empresários sobre os cuidados que podem evitar uma tragédia. Entre 1 e 14 anos, os acidentes domésticos ou em áreas de lazer são a principal causa de mortes no Brasil e em vários países.
Outra importante causa de mortes de crianças é o acidente de trânsito, que corresponde a 40% dos casos. A previsão é que essa porcentagem diminua, com a obrigatoriedade do uso da cadeirinha nos veículos, prevista em lei recente.
Com as crianças ocorrem diversos casos de afogamentos, sufocamento, quedas e queimaduras geradas por detalhes que poderiam ter sido evitados pelos pais. De acordo com Alessandra Françóia, coordenadora nacional da ONG, a cozinha e a área de serviço são os lugares de maior risco para a criança. “É fundamental que os pais entendam que a criança ainda não consegue discernir o que é certo ou errado”, ressalta.
A pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Maristela Gonçalves, lembra os principais cuidados que os pais devem tomar. “Medicamento e produtos de limpeza devem ser guardados em lugares altos, chaveados. Bebês devem dormir sempre de barriga para cima e em berços, para evitar sufocamento ou queda da cama dos pais. Os pais também devem prestar atenção em brinquedos com peças pequenas e alimentos como pipoca e amendoim, que podem obstruir vias aéreas e causar parada respiratória”, enumera a médica.