Alunos do primeiro ano do ensino médio do município de Ibiporã, região norte do Estado, ainda não receberam os livros didáticos que deveriam ter sido enviados pelo governo estadual. No Colégio Estadual Olavo Bilac, a defasagem é de aproximadamente 250 livros para quase 400 alunos.
De acordo com o diretor do colégio, Gérson Mori, o material que falta é produzido por professores da rede estadual e é de apoio didático, utilizado nos três anos do ensino médio e que trazem propostas de atividades diferenciadas. A situação foi contornada com a montagem de ?kits?, como explica o diretor.
?Mesmo sem livros para todas as turmas, tentamos reaver alguns livros do terceiro ano do ano passado para que o professor pudesse trabalhar em sala de aula. Organizamos um kit com 40 livros, mais ou menos, que o professor leva para a sala e, no término da aula, recolhe para poder usar em outra turma?, demonstrou o diretor. O outro kit, também com cerca de 40 livros, fica à disposição dos alunos na biblioteca para consulta. A perspectiva do diretor é que os novos livros cheguem a partir do próximo dia 14.
Não foi possível ouvir a resposta da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Por meio de sua assessoria de imprensa, a Seed informou à reportagem de O Estado que a chefe do Departamento de Educação Básica, Mary Lane Hutner, responsável por responder sobre a questão, encontrava-se ?em trânsito? no fim da tarde de ontem e que só estaria disponível para entrevistas durante o dia de hoje.