Com a volta das aulas depois do recesso devido à gripe A, nesta segunda-feira (17), várias medidas de atenção agora fazem parte da rotina dos alunos nas escolas . Ao chegar à escola, os alunos já são encaminhados para lavar as mãos com água e sabonete líquido. Para tomar água, as crianças recebem copos descartáveis. Os bebedouros tradicionais, com dois bicos ejetores, foram interditados.
Na hora do recreio, as funcionárias da limpeza passam álcool nas mesas e cadeiras. Para evitar aglomerações, os quatro espaços abertos destinados ao intervalo poderão ser ocupados pelos alunos.
Antes de voltar para a sala, as crianças novamente lavam as mãozinhas. Já o álcool gel está à disposição em todas as salas, na mesa dos professores.
Na quinta-feira (13) o Comitê de Controle e Prevenção da Influenza A divulgou a decisão pela volta dos 140 mil alunos que integram as 178 escolas municipais, os 165 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e os oito CMAEs (Centro Municipal de Atendimento Especializado).
O comitê considerou que as medidas de controle adotadas, entre elas o adiamento do retorno às aulas, se mostraram eficazes para diminuir a transmissibilidade e minimizar o impacto da doença na população.
Os dados apresentados na reunião mostraram tendência de estabilização do quadro da epidemia no município. Também foi considerada a necessidade de se diminuir os prejuízos sociais e educacionais provocados pelo adiamento das atividades escolares e das creches.