Cerca de mil alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP) fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (31). O protesto começou às 7h10, quando os estudantes se reuniram e deram um abraço simbólico no colégio, cantando o hino da instituição. O Movimento Pró-Democracia, organizador do protesto, pede eleições diretas para diretor e anistia para os docentes que haviam sido afastados em 2007.
Gabriel Araújo, estudante do CEP que participa do Movimento Pró-Democracia afirma que a qualidade de ensino no colégio tem piorado depois desde 2007. “Em 2005, o Colégio Estadual era considerado o terceiro melhor do país segundo o Enem e no ano passado, ficou na 28º colocação”, salienta.
Os estudantes saíram em passeata até o Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, onde o governador Roberto Requião fazia a prestação de contas. Os alunos se concentraram em frente ao teatro e fizeram um apitaço. De acordo com Gabriel, a intenção é abrir o diálogo entre governo e estudantes. “Ainda queremos realizar outras manifestações nos próximos meses”.