Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) prometem ocupar a reitoria por pouco mais de um dia: da manhã de hoje até o meio-dia de amanhã. O movimento faz parte de uma agenda nacional. As universidades públicas de todo o País prometem fortalecer as manifestações estudantis já deflagradas. Amanhã, no Dia Nacional de Mobilização, as atividades irão desde passeatas até ocupações relâmpago às reitorias ou vigílias em frente às mesmas.

continua após a publicidade

A informação sobre a ocupação chegou por e-mail ontem à redação de O Estado. Segundo a nota enviada, os estudantes entrariam na universidade a partir das 8h pelo pátio central e, em seguida, na reitoria, distribuiriam rosas brancas aos funcionários. No entanto, o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR, Erico Massoli Ticianel, não confirmou o ato. Ele apenas disse que, caso ocorresse a ocupação simbólica, seria de maneira pacífica e ordenada.

De acordo com Erico, as atividades do dia seriam definidas hoje entre os estudantes. ?A gente quer fazer uma agenda bem propositiva. Temos uma pauta nacional bastante completa. Reivindicamos itens que dizem respeito a todas as universidades, inclusive as particulares, por isso é importante a participação de todos?, afirma.

Como explica a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, de São Paulo, o principal item da extensa pauta de reivindicação seria a criação de um Plano Nacional de Assistência Estudantil, que preveja aplicação de verba específica para os estudantes. 

continua após a publicidade