Os estudantes da 4.ª série do ensino fundamental de Curitiba conseguiram um bom desempenho na disciplina de Matemática entre os anos de 2005 e 2007, segundo o primeiro relatório de acompanhamento das Metas de Todos Pela Educação, divulgado ontem.

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De acordo com o estudo, o percentual de alunos que conseguiram os conhecimentos adequados para essa série passou de 24,45% para 35,26%, superando a meta prevista pelo Todos, que é de 27,04%.

O mesmo estudo apontou, no entanto, que os alunos dessa série não alcançaram o desempenho desejado na Língua Portuguesa. Segundo os dados, o percentual de estudantes que estão com conhecimentos adequados à 4.ª série aumentou um pouco no Português, passando de 37,38% para 37,69%, mas ainda assim ficou abaixo da meta, que seria de 39,73%.

Já na 8.ª série do ensino fundamental, em Curitiba, a situação se inverte. Os estudantes conseguiram bons resultados em Língua Portuguesa, e resultados inferiores em Matemática.

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Segundo o relatório, a queda foi pequena: o percentual de alunos da capital paranaense que apresentavam conhecimentos adequados à série no período estudado caiu de 16,90% para 16,76%. Números bem abaixo da meta, que é de 18,13%. Com relação ao Português, a meta de 20,61% foi superada, passando de 19,41% para 23,24%.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Curitiba, Nara Salamunes, considerou que, apesar dos bons resultados em Matemática, os índices referentes à 4.ª série ainda precisam ser melhorados. “Nós, educadores, precisamos sempre estar mobilizados. Não só em Português ou Matemática, mas em tudo”, comentou.

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Já com relação à 8.ª série, a chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (Seed), Mary Lane Hutner, não foi encontrada pela reportagem, ontem, porque estava em reunião durante toda a tarde.

Os dados do relatório apresentam outros números alarmantes. Segundo o levantamento, de cada dez alunos da 4.ª série do ensino fundamental que passam pelas escolas, apenas dois aprendem o esperado para a sua série, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

Os dados do relatório foram calculados a partir do resultado da Prova Brasil de 2007, avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cada dois anos. A meta, segundo o Todos Pela Educação, é de que 70% ou mais dos alunos tenham conhecimentos adequados às séries que frequentam.