Alunos da 4.ª série estão melhores em matemática

Os estudantes da 4.ª série do ensino fundamental de Curitiba conseguiram um bom desempenho na disciplina de Matemática entre os anos de 2005 e 2007, segundo o primeiro relatório de acompanhamento das Metas de Todos Pela Educação, divulgado ontem.

De acordo com o estudo, o percentual de alunos que conseguiram os conhecimentos adequados para essa série passou de 24,45% para 35,26%, superando a meta prevista pelo Todos, que é de 27,04%.

O mesmo estudo apontou, no entanto, que os alunos dessa série não alcançaram o desempenho desejado na Língua Portuguesa. Segundo os dados, o percentual de estudantes que estão com conhecimentos adequados à 4.ª série aumentou um pouco no Português, passando de 37,38% para 37,69%, mas ainda assim ficou abaixo da meta, que seria de 39,73%.

Já na 8.ª série do ensino fundamental, em Curitiba, a situação se inverte. Os estudantes conseguiram bons resultados em Língua Portuguesa, e resultados inferiores em Matemática.

Segundo o relatório, a queda foi pequena: o percentual de alunos da capital paranaense que apresentavam conhecimentos adequados à série no período estudado caiu de 16,90% para 16,76%. Números bem abaixo da meta, que é de 18,13%. Com relação ao Português, a meta de 20,61% foi superada, passando de 19,41% para 23,24%.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Curitiba, Nara Salamunes, considerou que, apesar dos bons resultados em Matemática, os índices referentes à 4.ª série ainda precisam ser melhorados. “Nós, educadores, precisamos sempre estar mobilizados. Não só em Português ou Matemática, mas em tudo”, comentou.

Já com relação à 8.ª série, a chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (Seed), Mary Lane Hutner, não foi encontrada pela reportagem, ontem, porque estava em reunião durante toda a tarde.

Os dados do relatório apresentam outros números alarmantes. Segundo o levantamento, de cada dez alunos da 4.ª série do ensino fundamental que passam pelas escolas, apenas dois aprendem o esperado para a sua série, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

Os dados do relatório foram calculados a partir do resultado da Prova Brasil de 2007, avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cada dois anos. A meta, segundo o Todos Pela Educação, é de que 70% ou mais dos alunos tenham conhecimentos adequados às séries que frequentam.