Aluna do Senai Paraná briga por ouro em mecânica pesada

Foi-se o tempo em que mecânica pesada era uma atividade exclusivamente masculina. Representando o Paraná na ocupação Fresagem na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que acontece de quinta-feira (24) a domingo (27), em Porto Alegre (RS), a curitibana Alana Cristina Lachowicz, aluna do Senai Paraná, de 18 anos, chega à capital gaúcha com a credencial de já ter desbancado todos os concorrentes de seu Estado. “Depois de Maringá, a gurizada não falou mais nada. Vamos ver se em Porto Alegre vai ser diferente”, desafia a competidora, medalha de ouro na etapa paranaense.

Na etapa nacional, em Porto Alegre, dos nove competidores que disputam medalha nesta ocupação, somente Alana e a representante de Pernambuco são mulheres. Para Alana, ao contrário do que pensam os homens, a mulher leva uma certa vantagem na competição. “Temos mais concentração e sensibilidade”, garante ela, que concluiu o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica Geral em 2007.

Oriunda de escola pública, ela se dedicou integralmente aos treinos visando a disputa em Porto Alegre. Das 8 às 17 horas, a competidora treinou na unidade SENAI CIC/Cetsam, em Curitiba.

Em Porto Alegre, o desejo é conquistar o ouro para o Paraná. “Ou, no mínimo, uma medalha”, completa. Após a Olimpíada do Conhecimento, a competidora espera mais valorização profissional. “Acho que a Olimpíada vai ajudar, o caminho vai ser mais curto”, considera Alana, que planeja trabalhar na área de projetos.

Com 15 competidores, a equipe paranaense chega nesta terça-feira (22) em Porto Alegre (RS) para disputar medalha em 11 ocupações da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. Maior competição de educação profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento reunirá de quinta-feira (24) a domingo (28), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), os 200 melhores alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do País.

Eles vão disputar medalha em 20 modalidades, sendo 17 da área industrial e três do setor comercial. As provas das ocupações de cabeleireiro, cozinha e serviço de restaurante serão disputadas por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Além da Fresagem, o Paraná conta com representantes nas seguintes ocupações industriais: Eletricidade Predial, Eletrônica Industrial, Ferramentaria, Manufatura Integrada, Mecânica de Manutenção, Mecânica Geral, Mecânica de Refrigeração, Robótica Móvel, Tecnologia do Plástico e Tornearia CNC. A maioria dos paranaenses (9) é de Curitiba, mas a equipe é composta também por competidores de Londrina, Maringá, Toledo e São José dos Pinhais.

Uma mostra da competência, tecnologia e modernidade, a Olimpíada do Conhecimento foi distribuída este ano pelos três estados da Região Sul. A etapa de Porto Alegre é a segunda. Antes, entre 11 e 14 de junho, foram disputadas provas em 15 ocupações em Blumenau (SC). Curitiba (PR) será a sede das provas de outras 14 modalidades, de 13 a 16 de agosto, na Universidade Positivo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo