Pais protestaram em frente à Escola Municipal Professora Donatilla Caron dos Anjos, no Uberaba. O motivo, segundo os manifestantes, foi a morte de uma aluna de sete anos, causada por bactéria. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as medidas necessárias para conter possível surto da doença já foram tomadas.
As principais reivindicações dos pais são a higienização da escola e a realização de exames em todos os alunos e profissionais que atuam no local. A aluna foi diagnosticada com infecção generalizada. “A menina não apresentou nenhum dos sintomas que poderiam levar a um diagnóstico e tratamento adequado”, dizem. A bactéria, segundo a SMS, causa febre alta, dores de garganta e infecções na pele.
Alunos e professores que tiveram contato com a aluna realizaram os exames e sete crianças tiveram resultados positivos para a bactéria Streptococcus pyogenes, comum no organismo de pessoas saudáveis. Normalmente é encontrada na garganta e na pele. Esse micro-organismo pode causar infecção de garganta ou infecções de pele sem gravidade. No entanto, raramente provoca doença grave chamada de infecção invasiva por estreptococos do grupo A, possível causa da morte da menina.
Tratamento
Karen Regina Luhm, diretora de epidemiologia da SMS, afirma que não há necessidade para intervenções, como as solicitadas pelos pais. Após a morte da criança, houve reunião com os pais. Segundo Karen, apenas as pessoas mais próximas aos doentes serão tratadas, como preconiza a Organização Mundial da Saúde.