A infestação de mosquitos registrada nos últimos meses em Altamira do Paraná, no Centro-Oeste do Estado, é motivo de feriado. O prefeito Jaldemo Gomes Duarte, que é médico, ficou sensibilizado com o problema e decretou feriado municipal na próxima terça-feira. Profissionais da saúde e educação, agentes de saúde, lideranças e entidades estarão aproveitando o dia para fazer um trabalho de conscientização junto à comunidade.
“Queremos acabar com os focos de pernilongos, que vêm incomodando a população”, explicou o prefeito. Segundo Jaldemo, durante um fórum de desenvolvimento realizado em Altamira do Paraná, em maio deste ano, foi constatado que o combate à infestação de mosquitos deve ser uma prioridade do município. O problema está ligado à condições sanitárias: fossas sanitárias a céu aberto, restos de alimentos jogados em terrenos baldios, pneus e mato. A idéia, diz o prefeito, é primeiro conscientizar a população e, em seguida, orientá-la como evitar a proliferação do inseto.
O trabalho será realizado em três etapas. O prefeito Jaldemo, porém, avisa que para cumprir as outras duas não vai mais decretar feriado no município. Depois de terça-feira, será marcado um outro dia para que as equipes de voluntários da comunidade entreguem sacos de lixo à população, para que a mesma faça o acondicionamento correto dos detritos. Com o levantamento em mãos das áreas de risco, o município vai aproveitar os recursos liberados pelo Ministério da Saúde para construir módulos sanitários. “Vamos passar o mapeamento para o ministério e, depois, construir os módulos sanitários para os cidadãos que não possuem em suas casas”, conta. Segundo o prefeito, nas unidades de saúde foram atendidas várias crianças com irritação na pele e infecções intestinais. Jaldemo, que é médico, acredita que o pernilongo está sendo o vetor das contaminações de alimentos e irritações na pele.