A Copel recomenda cuidado e atenção aos consumidores que costumam pagar suas contas de luz em postos de arrecadação como lojas, lotéricas e outros agentes. Na semana passada, em Londrina, foram registrados dois casos de consumidores que foram lesados por uma lotérica que, sem estar credenciada pela Copel, recebia indevidamente valores em seu nome e "quitava" as faturas, retendo o dinheiro que devia ir para a estatal. O golpe foi descoberto quando os consumidores receberam o reaviso, comunicando que os débitos pagos ao falso agente permaneciam pendentes.
Além do prejuízo e do risco de suspensão do fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento, os consumidores lesados ainda deixaram de garantir o desconto médio de 8,2% na conta de luz do mês seguinte, que a Copel reserva aos pagadores pontuais.
Para evitar que situações semelhantes causem transtornos e prejuízos aos seus consumidores, a Copel recomenda a todos que utilizam a rede arrecadadora credenciada e que, antes de qualquer pagamento, solicitem do estabelecimento a apresentação do seu documento de convênio com a estatal. Em caso de dúvida, o melhor é ligar para a Copel e verificar a situação do agente recebedor. O número é 0800 51 00 116.
O recebimento não autorizado de valores em nome da Copel constitui crime e deve ser denunciado imediatamente à polícia e também comunicado à estatal de energia.