Londrina – O Núcleo de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina faz um alerta aos consumidores, principalmente aposentados, sobre cobranças indevidas de cartões de crédito que tenham sido emitidos sem autorização prévia. De acordo com Gerson da Silva, coordenador do Procon, nessa época do ano muitos bancos e operadoras aproveitam para emitir cartões aos consumidores. "É nesse período do ano que um grande número de operadoras começa a emitir cartões sem que tenha sido feita uma solicitação. Se o cidadão não solicitou o cartão, ele deve comunicar o Procon para que a empresa seja autuada", disse. Segundo Silva, os bancos não podem fazer nenhum tipo de desconto na conta do cliente sem autorização. "No sistema bancário, a abertura de uma conta corrente é um produto e o cartão de crédito é outro. Por isso, para ser cobrada a taxa de anuidade do cartão, o cliente tem de ser comunicado e tem de autorizar o desconto em sua conta.
Os consumidores precisam ficar atentos a isso", disse. O coordenador destacou a questão dos aposentados, que devem ficar atentos a esse tipo de procedimento. "Muitos aposentados recebem cartões para realizarem o saque de suas aposentadorias, mas são cartões comuns. É necessário que eles prestem atenção se em suas contas não está sendo descontada nenhum outro tipo de taxa. Se o banco emitir cartão de crédito, o aposentado precisa, primeiro, autorizar o débito caso queira utilizar o cartão", disse.
Na última quarta-feira (dia 17), o Procon de Londrina autuou um banco da cidade por emitir um cartão de crédito a uma mulher que não havia solicitado o mesmo e descontar a taxa de anuidade na conta corrente da cliente. "Ela é uma senhora semi-analfabeta, recebeu o cartão de crédito sem ter feito nenhuma solicitação e teve em sua conta o desconto da taxa de anuidade. Isso está errado e o banco foi autuado", disse.