Meio século de serviços prestados em busca do bem-estar das pessoas carentes com problemas de saúde, completados hoje. O Albergue São João Batista, em Curitiba, atende anualmente a 28 mil pessoas de todo o Estado e de outras regiões do País.

A irmã Vilma Geopato, diretora administrativa do albergue, lembra que para o atendimento ser feito, são necessários alguns contatos iniciais. Ela explica que os serviços sociais de hospitais, a Fundação de Ação Social (FAS), secretarias de saúde e prefeituras das cidades entram em contato com o albergue e solicitam a participação no tratamento prestado pelo local.

Além de hospedagem e quatro refeições diárias, os amparados recebem acompanhamento psicológico, passam por avaliações de enfermeiros, terapia ocupacional e serviço social da entidade. Irmã Vilma contou que a entidade sobrevive de doações generosas de toda a comunidade. Ela conta que 70% dos casos atendidos pelo albergue são de pacientes com câncer. “Seria impossível continuar prestando esse serviço sem as doações. Tudo o que se utiliza em uma residência, nós podemos aproveitar”, diz.

Estímulo

Para fomentar as doações, bazares de roupas usadas e fabricação de pães ajudam no levantamento de recursos para a instituição. Segundo a Irmã Vilma, o local está aberto para toda a comunidade: “Quem estiver interessado pode vir até aqui e acompanhar todo o processo. Nossa intenção é vender para reverter tudo para a instituição”. Uma creche funciona num prédio anexo ao albergue. A instituição atende atualmente 115 crianças de 2 a 6 anos. Hoje, durante as comemorações dos 50 anos, será realizada uma missa, às 17h, com dom Pedro Fedalto. Logo em seguida, acontecem apresentações artísticas e culturais. (Rubens Chueire Jr.)

Serviço: Albergue São João Batista – Rua Piquiri, esquina com Brasílio Itiberê, 326. Mais informações: (41) 333-8373 ou 333-6656.

continua após a publicidade

continua após a publicidade