Foto: Aliocha Maurício |
Entidade precisa de R$ 50 mil por mês. |
O Albergue São João Batista, em Curitiba, inaugurou este mês um espaço novo chamado de Alberguinho. São 32 novas vagas destinadas a mulheres que vêm fazer tratamento de saúde na capital com seus filhos. As mães agora podem ficar em quartos individuais. Para continuar ampliando e melhorando o atendimento, a entidade pede ajuda da comunidade.
Desde 1954, já passaram pela casa mais de 2 milhões de pessoas. A administradora da casa, Léa Turkiewcz, diz que chegam pacientes de vários lugares do Brasil, como Rondônia, e também do interior do estado. Até este mês a entidade dispunha de 108 vagas, agora a capacidade subiu para 140. Os albergados podem ficar quanto tempo necessitarem para o tratamento. Recebem cinco refeições diárias, tomam banho e têm uma cama para dormir. Podem assistir televisão e participar de aulas de musicoterapia.
A criação do alberguinho significou também melhoria da qualidade do serviço oferecido. Léa diz que as mães ficavam constrangidas por dormir em quartos coletivos porque, durante a noite, os filhos doentes, começavam a chorar e isto incomodava os outros.
Bazar
Só para manter a estrutura atual são necessários R$ 50 mil mensais. As pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com a instituição pelo telefone (41) 3333-8373, ou podem depositar na conta corrente 888 888-4, agência 3007-4 do Banco do Brasil. Eles possuem ainda um bazar e uma padaria que funcionam na sede da instituição, na Rua Piquiri, 326, Rebouças. O bazar é aberto toda quinta-feira, das 13h às 16h, e a padaria de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h. É vendida a tradicional trança de nozes, além de pães, broas e bolachas.