Cintia Végas, Flávio Laginski, Leonardo Coleto e Luciana Cristo

continua após a publicidade

Revoltados com as chuvas que causaram alagamentos nos últimos três dias na Grande Curitiba, cerca de 200 moradores do Jardim Cláudia, em Pinhais, protestaram ontem em prol da dragagem do Rio Palmital, próximo à região.

Claudio Bibiano, organizador do protesto, conta que os moradores estão cansados de perder tudo a cada chuva. “Não temos mais o que perder. Precisamos de uma atitude urgente”, reclama.

Moradores da Vila Liberdade, em Curitiba, fecharam a BR-116, na altura do quilômetro 14, por cerca de 45 minutos na manhã de ontem. Eles pediam por melhorias na infraestrutura do local.

continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros informa que as buscas pelo rapaz de 23 anos desaparecido na última sexta-feira no Rio Atuba continuam. Apenas em Curitiba, a Defesa Civil do Paraná registrou desde quarta-feira passada 3.679 pessoas afetadas pelas chuvas na capital.

Foram 406 casas atingidas que deixaram 35 pessoas desabrigadas. Além da capital e Pinhais, as chuvas afetaram 5,3 mil pessoas em Colombo, onde 1,440 casas foram atingidas deixando oito pessoas desabrigadas e 250 desalojadas. Em Piraquara 1,2 mil pessoas foram afetadas, 50 pessoas ficaram desalojadas, em 200 residências atingidas.

Providências

continua após a publicidade

A prefeitura de Pinhais começa na próxima semana o trabalho de dragagem do Rio Iraí e o desassoreamento do Rio Palmital. Em Curitiba, cinco famílias que moravam em locais de risco já foram encaminhadas para o empreendimento Moradias Faxinal.

Para trazer melhorias às cidades atingidas, o governador Orlando Pessuti anunciou a criação de uma força-tarefa para auxiliar os municípios prejudicados pelas chuvas dos últimos dias.

Litoral

Moradores dos balneários de Gaivotas, Junara e Costa Azul, em Matinhos, litoral do Paraná, também tiveram problemas com as chuvas. O canal que corta a cidade transbordou, invadindo as casas.

Um dos moradores atingidos, o aposentado Osires Portes, conta que precisou acordar de madrugada para poder salvar móveis e eletrodomésticos. “A água invadiu rápido, mas felizmente tivemos tempo de levantar os nossos bens”, conta. O vice-prefeito de Matinhos, Gentil Arzão, informa que já foi conversado com o governo do Estado e que em um prazo de 60 dias o canal deve ser limpo.

Interior

Com a continuidade das chuvas na madrugada de ontem, cidades como Irati, no sudeste do Paraná, continuam sofrendo com novas enchentes. Ao total, já são 41 municípios do Estado que sofreram algum tipo de estrago provocado pelas chuvas.

No quilômetro 319 da PR-153, trecho que liga os municípios de Irati e Imbituva, o asfalto cedeu e a via está totalmente interditada. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não há previsão de liberação.

Enquanto isso, equipes do DER trabalham na construção de um desvio para veículos leves, por uma estrada municipal paralela à rodovia, o que ainda deve demorar alguns dias para ficar pronto. Devido a uma queda de barreira, a rodovia PR-438, no trecho entre Teixeira Soares e Guaragi, está com tráfego em meia pista.