AL determina validação de diplomas da Vizivali

A questão dos diplomas da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) pode estar perto de ser resolvida. Os deputados aprovaram ontem o Projeto de Lei 780/07, que determina a validação dos diplomas dos 30 mil alunos do Programa de Capacitação para Docência dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. Eles concluíram o curso em 2003 e, desde então, aguardam esse registro. O assunto passou pela Assembléia Legislativa, mas ainda pode ser questionado, como afirmou o próprio autor do projeto, o deputado Péricles de Mello (PT).

A proposta inicial do deputado restringia a autorização apenas para os alunos ?profissionais da área da educação, com ensino médio completo, que se encontravam em exercício do magistério, em instituições de ensino particulares ou públicas, e que apresentaram os respectivos documentos comprobatórios?. Ou seja, apenas dez mil dos 30 mil alunos seriam beneficiados, como determinou o CEE.

No entanto, o relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Caíto Quintana (PMDB), apresentou um substitutivo geral ao projeto, retirando essa restrição. Dessa forma, estendendo a possibilidade de validação aos outros 20 mil alunos. A proposição foi aprovada na última segunda-feira. Agora, o que segue para a sanção do governador Roberto Requião é a liberação dos registros do diploma de todos os alunos que fizeram o curso. ?O projeto aprovado ontem, em redação final, determina o registro dos diplomas a ser feito pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), de Guarapuava, e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Vamos esperar para ver se o governador vai sancionar e depois vamos trabalhar o assunto com o ministério e Conselho Nacional de Educação. Essa será nossa estratégia para resolver esse impasse?, afirma Mello. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo