Os cerca de mil moradores do município de Catanduvas, Oeste do Estado, que tiveram suas casas destelhadas na última terça-feira, devido a uma chuva de granizo, terão que esperar até amanhã para arrumar as suas residências. Esse é o prazo previsto para que a Defesa Civil estadual faça a doação de telhas. A maioria das famílias atingidas é de pessoas carentes. Estima-se que sejam necessárias 49,8 mil folhas de amianto para cobrir todas as casas.
A queda de granizo durou apenas 10 minutos, mas foi o tempo suficiente para deixar 1.017 casas e 69 comércios com o telhado esburacado. O bairro mais atingido foi o Alto Alegre, onde moram as famílias mais pobres da cidade, que possui 12 mil habitantes. Desde terça-feira as casas estão cobertas com lonas. Como faltou material, algumas residências têm apenas um dos cômodos protegidos, onde os moradores dividem o espaço com a mobília.
A situação deve continuar assim até amanhã, quando a ajuda da Defesa Civil deve chegar a cidade. Estima-se que sejam necessárias 49,8 mil folhas de amianto para cobrir todas as casas afetadas. O município já adquiriu cinco mil e espera-se que o restante seja doado pelo governo estadual.
O prefeito da cidade, Aldoir Bernartt, esteve ontem, em Curitiba, tentando agilizar o processo. ?Os moradores estão apreensivos. A previsão é de mais chuva para o sábado?, fala o prefeito. A demora ocorre devido ao processo burocrático adotado nestas situações. O município decretou estado de emergência e dois técnicos da Defesa Civil estiveram na cidade para constatar o problema, verificando se o número de vítimas estava correto. Na zona rural, cinco granjas foram atingidas.