O Sindiurbano-PR é o Sindicato dos trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná. Em Curitiba, representa, entre outras empresas, os trabalhadores da URBS/SETRAN.
A URBS é uma empresa de economia mista de administração indireta da Prefeitura de Curitiba. É responsável, entre outras atividades, pelo gerenciamento do transporte coletivo da Capital Paranaense.
Os trabalhadores da URBS estarão reunidos em assembleia no início da tarde de hoje, 23, para decidirem em conjunto com o sindicato, as providências a serem tomadas contra mais uma ameaça de atraso salarial.
De acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho da URBS, os salários de dezembro devem ser depositados junto com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, ou seja, até o dia 15.
O ACT determina, ainda, que o depósito dos salários deve ser feito até o dia 25 de cada mês, porém, desde maio de 2015, os trabalhadores da URBS convivem, a cada nova data de pagamento salarial, com a incerteza se irão ou não receber seus salários e conseguir cumprir com seus compromissos.
Desta vez não é diferente. Os salários ainda não foram pagos, tampouco há qualquer previsão de pagamento para os próximos sete dias. Em contato com a direção da empresa, o sindicato ouviu do diretor administrativo e financeiro apenas desculpas, mas nenhum compromisso de pagamento dos salários na data determinada pelo Acordo Coletivo.
Além de todo o histórico de descaso da direção da URBS em relação aos seus trabalhadores, com constantes atrasos e ameaças de não pagamento dos salários, dessa vez a situação é mais preocupante, já que amanhã, 24, o expediente bancário será reduzido, com atendimento somente até o meio dia.
E, além disso, a URBS deu recesso a seus trabalhadores a partir de amanhã. Ou seja, apenas os empregados que trabalham em regime de escala estarão em atividade. Os trabalhadores da área administrativa, responsáveis pelo pagamento dos salários, a partir da ordem da direção da URBS, não estarão em atividade até o dia 04 de janeiro.
Sendo assim, não resta outra alternativa aos trabalhadores senão se reunirem e decidirem as ações para lutar por seu direito mais básico, receber o salário em dia.
Assembleia
Dia 23 de dezembro de 2015
Às 13h00min
Sede URBS Rodoferroviária, em frente ao Prédio Central
As informações são do Sindiurbano.