Embora o Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) do Boa Vista apareça como um dos locais que vão funcionar neste feriado de Carnaval, a sexta-feira mostrou que essa regra vale, mas com extrema lentidão. Entre os pacientes qualificados como casos intermediários ou leves, a demora no atendimento ultrapassou cinco horas. Segundo um dos funcionários do Centro que não quis ser identificado, o problema é no novo sistema de informática na prefeitura para o agendamento de consulta, que simplesmente não funciona. “Estamos fazendo tudo manualmente, desde que mudaram, mas não fizeram funcionar”, disse.
Para os pacientes que recebem as pulseiras do sistema Manchester de Classificação de risco, no qual a vermelha é mais grave e o verde mais leve, as cores sentenciam a demora. O vendedor Luís Frederico Favoreto foi ao CMUM com fortes dores na nunca, recebeu a pulseira verde e padeceu das 14h até 18h para chegar ao médico.
Outro paciente reclamou que além do problema no sistema, os funcionários ficam “na parte de fora da unidade fumando e batendo papo, enquanto os pacientes padecem”. A cozinheira Nadir de Lara ardia em febre na fila desde às 14h, porém, até 18h40 não tinha sido atendida. “Viemos de Almirante Tamandaré, porque lá é ainda pior e não sei a que horas seremos atendidas”, relatou a filha de Nadir, Priscila Isabel de Lara.
Hipertensão
Dentre os intermediários, com pulseira laranja, a aposentada Alexandrina dos Santos Walking ficou mais de uma hora esperando. Detalhe: ela é hipertensa e estava tendo espasmos involuntários, enquanto esperava. “Temo que minha mãe esteja sofrendo um derrame”, contou a filha Vilma.
A Prefeitura de Curitiba, por meio da assessoria de imprensa, informou neste sábado (18) que as reclamações sobre a demora no atendimento no CMUM do Boa Vista protocoladas pelo telefone 156 serão apuradas depois do período do Carnaval. Isto deve ocorrer tanto pela Secretaria Municipal de Saúde quanto pelo Instituto Curitiba de Informática.