As universidades e faculdades só precisam entrar em contato com o Setor de Treinamento da Agência e disponibilizar pontos de acesso à internet. A Secretaria vai agendar um ou mais dias para que atendentes e computadores recebam e cadastrem os alunos para encaminhá-los para possíveis vagas de emprego. A facilidade vai beneficiar principalmente jovens que querem começar a trabalhar mas não sabem onde procurar emprego.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a iniciativa será um sucesso porque vai dar oportunidades aos jovens e oferecer mão-de-obra qualificada aos empresários. ?É um projeto que ajuda tanto o universitário quanto o empregador, que vai contratar mão-de-obra capacitada e atualizada?, afirma.
Elaine Ribeiro, coordenadora da Agência, disse que o projeto deve aumentar o grau de escolaridade dos candidatos inscritos e aguarda a colaboração das universidades. ?Esperamos uma boa resposta das universidades e dos alunos?, analisou.
Sistema
O Sistema Público de Emprego do Paraná completou 30 anos em 2007 com um recorde nacional: mais de um milhão e meio de trabalhadores alcançaram uma vaga no mercado formal através da intermediação feita pelas Agências do Trabalhador implantadas no estado. O número é muito maior do que o registrado em outros estados brasileiros.
No Paraná, o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda chega ao cidadão através das Agências do Trabalhador. Ao todo são 245 Agências instaladas em municípios de todas as regiões do estado. Os serviços são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores e empresários, através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3883-2200 e 3883-2201. Por enquanto o serviço só está disponível para Curitiba.