A Agência do Trabalhador (SINE) de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, quer aumentar o número de empresas que divulgam vagas de emprego na cidade. Por isso, a partir desta semana, funcionários vão visitar fábricas e estabelecimentos comerciais para mostrar como funciona o serviço de intermediação de mão-de-obra, feito gratuitamente pela Agência. O objetivo é aumentar o número de atendimentos realizados e evitar que os trabalhadores procurem emprego nas Agências da Capital, o que tem gerado filas e problemas.
Em funcionamento desde maio de 2007, a Agência de Rio Branco do Sul ainda não é muito procurada pelos moradores da cidade. Nos dias de mais movimento, como segundas e terças-feiras, são recebidas até 30 pessoas por dia. Média que cai ainda mais a partir de quarta-feira, chegando a 15 atendimentos diários.
O problema, segundo o gerente da Agência, José Luís Teixeira, é que os trabalhadores acreditam que em Curitiba vão encontrar melhores oportunidades de emprego, esquecendo que o sistema de informações usado pelo SINE- PR permite a consulta de vagas para qualquer município do Estado, independente da cidade em que se faz o cadastro.
A Agência do trabalhador de Rio Branco do Sul fica na rua Domingos Alessandro Nodari, número 63, no bairro Vila Velha. O horário de funcionamento é das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para mais informações o telefone é (41) 3973-8102.