O prédio da Agência Central dos Correios de Curitiba, localizado na Rua XV de Novembro, vai fechar para reforma na próxima segunda-feira (16). As obras, estimadas em aproximadamente R$ 4 milhões, vão restaurar a edificação que compõe o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, além de proporcionar a melhoria do atendimento ao público. O local ainda vai abrigar, futuramente, o Museu Nacional de Poesia Paulo Leminski.
Inaugurado em 20 de setembro de 1934, o prédio dos Correios na Rua XV de Novembro representou um marco arquitetônico de Curitiba, com os traços geométricos do estilo Art Déco, que refletiam os mais avançados conceitos de modernidade da época.
O restauro devolverá as características estéticas originais do prédio, de pouco mais de 4 mil metros quadrados, que é tombado pelo Patrimônio Cultural de Curitiba. As áreas internas receberão tratamento arquitetônico para comportar as futuras funções de atendimento, espaço de exposições aberto ao público e áreas administrativas.
A reforma deve ficar pronta em, aproximadamente, um ano. Mas o atendimento ao público da Agência Central de Curitiba não sofrerá interrupções. Já na próxima segunda-feira, a partir das 9h, os serviços serão oferecidos em outro imóvel, a pouco mais de 100 metros do local, na Rua Marechal Deodoro, 568. O prédio, de 570 metros quadrados, já está adequado e adaptado para atender a demanda.