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Ser um facilitador dos trabalhos executados pela Prefeitura de Curitiba, conhecendo as necessidades, realidades e dando apoio às ações de todas as secretarias municipais existentes. Este é o objetivo do novo secretário municipal de Administração de Curitiba, José Richa Filho. Ele assumiu a função no lugar de Gilson Luiz de Souza Marques.

Uma das principais metas da secretaria – estabelecida no plano dos 180 dias de autoria do prefeito Beto Richa – é dar transparência a todos os processos da Prefeitura. Para isso, será criada uma comissão que terá como função avaliar cada contrato existente (feito com fornecedores, iniciativa privada, entre outros), podendo promover auditorias internas e externas. "Queremos fazer um raio-x de tudo o que está acontecendo", afirma José.

A intenção principal é otimizar os gastos da Prefeitura, procurando fazer mais com menos dinheiro. Nos próximos dias, a secretaria deve fazer contato com os principais fornecedores da Prefeitura, pedindo para que eles realizem estudos nos quais se possa observar onde e no que se pode economizar. "Queremos fazer um levantamento estratégico e um monitoramento de tudo, através da criação de mecanismos como softwares e programas de gerenciamento. Assim, poderemos ter total domínio das contas públicas."

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Responsável pelo Arquivo Público, que contém uma série de documentos administrativos – sendo alguns datados do início do século XX e considerados de grande importância histórica – o novo secretário também pretende encontrar uma nova sede para o lugar, atualmente localizado no Centro Cívico (na antiga instalação do Banco Nacional, onde até pouco tempo estava sediada a Secretaria Municipal de Urbanismo). "O local não é ideal para abrigar o arquivo. A edificação não atende às necessidades de manuseio e conservação dos documentos arquivados. Temos que instalar o arquivo em um lugar que permita melhor armazenamento e maior facilidade de consultas", explica José. "Em muitos processos atuais, são necessárias pesquisas e diversas consultas ao arquivo, que é de grande importância histórica para o município. Uma sede inadequada pode atrasar o andamento de alguns processos."

A Secretaria de Administração é composta por um setor específico responsável pela maior parte das licitações do município e, entre outras coisas, cuida do Departamento de Transporte, coordenando e gerenciando a frota de oitocentos veículos (trezentos próprios e quinhentos locados) utilizados pela Prefeitura. Também possui um Núcleo de Planejamento, que cuida dos fluxos de processos e é formado por funcionários do IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública). Atualmente, a secretaria conta com cerca de oitocentos servidores.

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"Tenho passado essas primeiras semanas à frente da Secretaria de Administração conhecendo a estrutura que ela possui. Gilson (o antigo secretário) permitiu que, mesmo antes de assumir o cargo, eu participasse de algumas reuniões, o que facilitou bastante o conhecimento", diz. "Ainda não tive contato com tudo, mas até agora estou bastante satisfeito com os servidores municipais em atividade. Eles se mostraram bastante preparados e dispostos a trabalhar."