Foi adiada pela quarta vez a abertura do edital de licitação que está selecionando a empresa que vai elaborar o projeto da nova ponte que vai ligar o Brasil e o Paraguai, na região de Foz do Iguaçu. Os nomes das empresas deveriam ser divulgados ontem, mas o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) adiou a abertura para o próximo dia 8 de maio. O projeto deve custar R$ 4,469 milhões. Já a construção da ponte, que está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deve custar R$ 120 milhões.
A abertura do edital para escolha da empresa que vai projetar a ponte estava prevista inicialmente para janeiro. Segundo informações do DNIT em Brasília e em Curitiba, nenhum engenheiro estaria disponível ontem para explicar a razão do novo adiamento. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão em Brasília, é normal haver protelações em função de questões técnicas. Outro motivo pode ter sido o pedido das empresas participantes por causa de alguma dúvida ou algum erro no edital.
No final de janeiro, o presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste), Samuel Gomes, pediu que a licitação fosse suspensa porque o governo do Paraná defende que o projeto deve ser de uma ponte rodoferroviária e não apenas rodoviária, como prevê o edital. Até o momento, o DNIT não anunciou mudanças.
O edital prevê prazo de 330 dias para execução do projeto, que vai englobar a parte estrutural e arquitetônica da ponte, as estações aduaneiras e os acessos rodoviários. A licitação para a escolha da empresa que vai realizar a obra deve ser iniciada somente no segundo semestre do ano que vem. A nova ponte será sobre o Rio Paraná e, do lado brasileiro, será continuação da BR-277.
