Numa iniciativa popular, a Associação Cultural Paranaense dos Autores Independentes (Acpai) e moradores do Alto Maracanã, bairro de Colombo, começaram há duas semanas a arrecadar livros com o objetivo de instalar uma biblioteca pública na região. A presidente da Acpai, Maria Helena Furlanetto, espera que até o fim do ano sejam arrecadados nove mil livros pelo movimento, que está sendo denominado de Uma Janela para o Futuro.
?Esse material vai estar à disposição dos 150 mil moradores da região?, afirma.
Segundo Maria Helena, uma biblioteca irá beneficiar estudantes e todos os moradores de Alto Maracanã. ?Estamos mobilizando empresários e escolas para participarem?, explica.
Quando a associação começou a promover a arrecadação, segundo o escritor Sílvio Kurzlop, que mora em Colombo, não havia ainda um local planejado para abrigar a futura biblioteca, mas em conversas recentes com a Prefeitura esse problema foi solucionado. ?O prefeito disse que a subsede da Prefeitura de Colombo no Alto Maracanã vai ser transferida de lugar e o prédio em que atualmente se encontra irá abrigar um centro cultural.?
Conforme o prefeito de Colombo, José Antônio Camargo (PPS), o centro cultural deve ser implantado até o final do ano e depende de capacidade orçamentária. Ele diz que o espaço terá, entre outras coisas, computadores conectados à internet, para uso da comunidade.
Kurzlop tem dado palestras e ido às escolas, divulgando o projeto e incentivando que as pessoas contribuam para a arrecadação. Ele diz que as pessoas da comunidade vem recebendo muito bem a idéia. ?Tanto que perdemos o controle. Muita gente está contribuindo?, diz. Até o momento, foram arrecadados aproximadamente 500 livros.
Integração regional
Para Kurzlop, a instalação da biblioteca é somente um primeiro passo para uma maior movimentação cultural no Alto Maracanã. Ele afirma que atualmente não acontece nada na área cultural da região e que para mudar esse quadro nos próximos meses serão promovidas atividades como apresentações musicais e de teatro. A finalidade, além de incentivar a cultura, explica ele, é de arrecadar livros.
Kurzlop considera que os moradores da região ainda não possuem uma identidade com o lugar que moram. Segundo ele, falta integração social, mas, por meio de manifestações culturais, os laços dos moradores com o Alto Maracanã podem ser fortalecidos.
Serviço: Quem quiser fazer doação de livros pode entrar em contato com a presidente da Acpai, Maria Helena Furlanetto, pelo telefone (41) 3275-2594.