Acordo firmado ontem entre a Secretária de Estado da Saúde (Sesa) e as entidades que representam os hospitais dará mais fôlego para o setor.
O secretário estadual de saúde, Gilberto Martin, apresentou um cronograma definindo as datas referentes aos pagamentos dos serviços prestados pelas entidades ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Até agora não havia um prazo firmado e as entidades chegavam a esperar até dois meses para serem ressarcidas.
Dos 399 municípios do Estado, 386 recebem os recursos do governo federal relativos ao SUS por intermédio do governo do Estado.
O caminho que o dinheiro percorre estava muito demorado e os hospitais estavam tendo uma série de prejuízos. Sem dinheiro para pagar as contas na data correta, precisavam apelar para empréstimos bancários e os juros acabavam levando uma parcela significativa do dinheiro.
O diretor financeiro da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Luiz Rodrigues Milano, disse que o dinheiro que o SUS repassa já é defasado e os atrasos pioravam a situação. ?Os prejuízos devem ser minimizados?, espera.
A partir de agora, os hospitais receberão o dinheiro no mês seguinte ao atendimento prestado, entre os dias 25 e 30. Segundo informações da Fehospar, até então o governo federal repassava o dinheiro na primeira quinzena posterior ao período em que os serviços eram feitos, mas o Estado ainda precisava calcular quanto cada cidade iria receber e o procedimento estava demorando.
Desta vez, mesmo que o cálculo não fique pronto, a Sesa irá repassar o montante com base no faturamento do mês anterior.