Ações contra o fumo na capital paranaense

O Hospital Erasto Gaertner, considerado referência nacional na área de oncologia, realiza hoje uma ação de prevenção ao câncer, em restaurantes do bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

A partir das 11h30, funcionários do hospital e um grupo de atores do Rio de Janeiro estarão distribuindo folders explicativos que mostram os malefícios do tabagismo.

Amanhã, Dia Mundial sem Tabaco, acontecem apresentações e aulas de dança nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem. O objetivo é incentivar a prática de atividade física como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de uma vida saudável.

De acordo com a coordenação do hospital, somente no ano passado o Erasto Gaertner diagnosticou 229 casos de câncer de pulmão, 93 de câncer de boca e 81 de laringe – todos cânceres considerados como “tabaco-relacionados”. Diante dos dados, a coordenadora geral do hospital, Claudiane Minari, considera as ações fundamentais para conter o avanço dessas doenças no Estado.

Claudiane explica que a investida nos estabelecimentos gastronômicos, visa levar as informações para o maior número possível de famílias, considerando a grande concentração de restaurantes na mesma região. Durante as visitas, será apresentada a peça “Simulacro de um pulmão”, criado pela equipe de Marketing do Hospital Erasto Gaertner.

Segundo Claudiane, o hospital tem procurado formas alternativas de conscientizar a população. Ela afirma que é preciso traçar novas estratégias, levando em conta as informações que a medicina já dispõe para combater o tabagismo.

“90% das pessoas que fuma começam a fumar antes dos 18 anos de idade. Por isso é importante direcionar ações para atingir principalmente adolescentes e jovens adultos”, diz.