Proteção

Acidentes são os vilões entre as crianças

Os acidentes são a principal causa de morte de meninos e meninas entre 1 e 14 anos de idade no Brasil. O dado é da organização não-governamental (ONG) Criança Segura, que no próximo domingo promove o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, com ações em diversos pontos do país.

Em Curitiba, até quinta-feira, será realizada uma oficina de prevenção com quarenta guardas municipais que atuam no Projeto Guarda Municipal Mirim. “Dos acidentes que levam a óbito, pelo menos 90% poderiam ser evitados com atitudes de prevenção. A oficina está sendo voltada aos guardas municipais porque eles têm um potencial multiplicador de informações muito grande, além de uma relação direta com a comunidade. Eles atuam no cotidiano da comunidade e podem contribuir na conscientização para que os acidentes sejam evitados”, diz a coordenadora de projetos da Criança Segura, Ingrid Stammer.

Do total de acidentes que causam a morte de crianças, os acidentes de trânsito representam 40%. Este foi mais um motivo para que os guarda municipais, que atuam nas entradas e saídas de escolas, fossem os escolhidos para participar da oficina promovida pela ONG.

“No trânsito as crianças são vítimas de atropelamentos e podem sofrer ferimentos por estarem sem cadeirinha de transporte adequada nos veículos ou sem cinto de segurança”, comenta Ingrid.

Quando não matam, os acidentes podem deixar sequelas físicas e emocionais. Dicas sobre como evitar que crianças sejam vítimas de acidentes domésticos ou não podem ser conhecidas no site www.criancasegura.org.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna