Uma explosão no meio da Serra do Mar. Há muitos feridos, alguns em estado grave. Um helicóptero ajuda no resgate das vítimas que precisam urgentemente de atendimento especializado. Duas vítimas não resistem e acabam morrendo. Este foi o cenário para o treinamento da equipe da Serra Verde Express, que participou de uma simulação de acidente ontem pela manhã. A empresa é responsável pelo transporte ferroviário de passageiros entre Curitiba e Paranaguá. O exercício foi a oportunidade para que os funcionários da empresa colocassem em prática as técnicas de atendimento, imobilização, retirada e remoção das vítimas. Cento e trinta pessoas participaram da atividade, entre funcionários, figurantes e equipes de apoio. Esse foi o primeiro treinamento desse tipo da empresa, que nunca registrou acidentes.
Na localidade de Banhado, no início da Serra do Mar, foi simulada uma explosão, com direito a muita fumaça dentro de um dos vagões. Os figurantes foram maquiados conforme o nível de gravidade dos ferimentos. Os funcionários da Serra Verde Express fizeram o atendimento, nos trilhos, das pessoas que conseguiram sair dos vagões. Mas o exercício também simulou vítimas com ferimentos graves. ?Durante o treinamento, tive que ajudar na remoção de um passageiro em estado grave de dentro do vagão. Mas o espaço entre os vagões é muito pequeno?, afirma a guia de turismo Nancy Abreu. ?Até então, nunca tinha enfrentado uma situação parecida. Espero que não precise?, acredita a guia de turismo Nelly Pedroso.
De acordo com o sargento da reserva do Corpo de Bombeiros, Neracy Morais da Silva – que apoiou a operação -, a simulação ficou bem próxima do real, o que ajudou os funcionários a sentirem a adrenalina e a pressão que existem em momentos como esse. ?Os treinamentos são importantes porque os acidentes podem ocorrer em locais de difícil acesso, onde as viaturas e as ambulâncias não chegam?, avalia.
Uma explosão durante o passeio de trem pode ser ocasionada por algum problema na locomotiva ou em um incêndio a bordo, a partir de passageiros que estejam fumando. Outro acidente que pode acontecer é o descarrilamento. ?Esperamos que nunca aconteça nada, mas sabemos que a equipe está preparada?, explica Maurício Pinheiro, gerente administrativo da empresa. Apenas um acidente foi registrado com trem de passageiros em toda a história da ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá. Há cerca de 50 anos, houve um descarrilamento, quando a operação ainda era comandada pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A Serra Verde Express completa hoje 10 anos de concessão do serviço turístico. Em 2006, 138 mil passageiros fizeram o passeio de trem entre a capital e o litoral. Este é o segundo roteiro turístico mais visitado do Paraná. Perde apenas para as Cataratas do Iguaçu.