Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam nesta sexta-feira (29) um acidente envolvendo o vazamento de aproximadamente cinco mil litros de combustível no quilômetro 117 da BR 116, na divisa de Curitiba com o município de Fazenda Rio Grande. As duas pistas da rodovia ficaram interditadas por duas horas para que fosse retirado o produto inflamável.
Ao tentar fazer uma curva o caminhão tombou, causando o rompimento das escotilhas seguido pelo vazamento. O combustível ? óleo diesel e gasolina – foi derramado na pista e drenado pelas galerias de águas pluviais, atingindo um córrego que deságua no rio Iguaçu próximo ao local.
De acordo com os técnicos do IAP, o combustível estava armazenado em diferentes tanques dentro do caminhão mas na hora do vazamento misturaram-se.
Sob orientação do IAP, o combustível derramado na pista foi removido através de sucção. Também foi colocado areia sobre o combustível que restou na pista para evitar o risco de incêndio.
Além disso, foram instaladas barreiras de contenção no córrego para evitar que o combustível chegue ao rio Iguaçu. De acordo com os técnicos do IAP que orientaram a instalação, é mínimo o risco que o combustível atinja o rio. Amostras da água do córrego foram coletadas para verificar sua contaminação
O caminhão pertencia à empresa Cia Petro Distribuidora de Combustível, com sede em Araucária, e transportava cerca de 15 mil litros de combustível ? entre gasolina e óleo diesel ? para o município de Ipiranga. Não foi possível precisar a quantidade exata de cada combustível que estava sendo transportada pois o motorista não portava a nota fiscal no momento do acidente.
De acordo com o IAP, a autuação será definida após conclusão do laudo com os resultados das amostras.